Hipoglicemia ( ) - significado y definición. Qué es Hipoglicemia ( )
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es Hipoglicemia ( ) - definición

Hipoglicémia

hipoglicemia         
sf (hipo2+glico+hemo+ia1) Med Condição anormal, caracterizada pela quantidade diminuída de glicose no sangue.
Hipoglicemia reativa         
Hipoglicemia reativa é um termo médico que descreve episódios recorrentes de hipoglicemia sintomática, que ocorrem de duas a quatro horas após a ingestão de uma refeição rica em carboidratos ou de glicose. Imagina-se que seja consequência de uma liberação excessiva de insulina estimulada pela refeição de carboidratos, mas que perdura passado o período da digestão e da disponibilidade de glicose derivada da ingestão.
Hipoglicemia idiopática         
A hipoglicemia idiopática é, literalmente, uma condição médica na qual o nível de glicose no sangue (glicemia) está anormalmente baixo devido a uma causa indeterminável. Este é considerado um diagnóstico incompleto e insatisfatório pelos médicos e raramente é usado por endocrinologistas, na medida em que implica uma avaliação diagnóstica inacabada.

Wikipedia

Hipoglicemia

Hipoglicemia é uma condição em que a taxa de glicose no sangue diminui para valores inferiores ao normal. A condição causa vários sintomas, entre os quais desorientação, dificuldade em falar, estado de confusão, perda de consciência, convulsões ou morte. Podem ainda estar presentes sintomas como fome, sudação em excesso, tremores e fadiga. Geralmente os sintomas manifestam-se de forma súbita. A condição oposta é a hiperglicemia.

A causa mais comum de hipoglicemia são os medicamentos antidiabéticos usados no tratamento da diabetes, como a insulina e as sulfonilureias. O risco é maior em diabéticos que comeram menos do que é habitual ou que ingeriram bebidas alcoólicas. Entre outras possíveis causas estão a insuficiência renal, alguns tumores como o insulinoma, doenças hepáticas, hipotiroidismo, inanição, erro metabólico hereditário, infeções graves, hipoglicemia reativa e uma série de drogas, incluindo álcool. A hipoglicemia pode também ocorrer em bebés de outro modo saudáveis que não tenham comido durante várias horas.

A taxa de glicose no sangue que define a hipoglicemia varia. Em pessoas com diabetes, o diagnóstico corresponde a uma taxa inferior a 3,9 mmol/L (70 mg/dL). Em adultos sem diabetes, o diagnóstico é confirmado quando se verifica simultaneamente sintomas relacionados com a hipoglicemia, baixa glicose no sangue durante os sintomas, e melhoria desses sintomas assim que a taxa regressa ao normal. Quando não se manifestam sintomas, pode ser usado um valor de referência inferior a 2,8 mmol/L (50 mg/dL) em jejum ou após a realização de exercício físico. Em recém-nascidos, uma taxa inferior a 2,2 mmol/L (40 mg/dL), ou inferior a 3,3 mmol/L (60 mg/dL) quando acompanhada de sintomas, indica a presença de hipoglicemia. Os valores de glicose são medidos com análises ao sangue. Entre outros exames que podem ser úteis para determinar a causa estão os valores de insulina e de peptídeos-C no sangue.

Em diabéticos, a prevenção da hipoglicemia consiste em adequar a dieta à quantidade de exercício físico praticado e aos medicamentos usados. Quando as pessoas sentem que a taxa de glicose pode estar a diminuir, recomenda-se o uso de um medidor de glicemia portátil. Como algumas pessoas manifestam poucos sintomas iniciais quando a taxa de glicose diminui, recomenda-se a este grupo que monitorize frequentemente a taxa de glicose. O tratamento consiste em ingerir alimentos ricos em açúcares simples ou na toma de dextrose. Nos casos em que a pessoa não consegue ingerir alimentos pela boca, pode ser necessária uma injeção de glicagina. O tratamento da hipoglicemia sem relação com a diabetes consiste em tratar também o problema subjacente e numa dieta saudável.